COMO CONSEGUIR UM CRÉDITO HABITAÇÃO SEM FIADOR

  • 2 anos atrás
crédito habitação sem fiador

Como conseguir um crédito habitação sem fiador?

Eis uma questão que está na cabeça de milhares de jovens que estão à procura de casa para comprar e precisam de financiamento bancário. Neste artigo, vamos mostrar-te como consegui-lo.

Tipicamente, o banco vai solicitar um fiador para te conceder um crédito à habitação. Mas não é obrigatório que assim seja. Há alguns fatores que os bancos levam em linha de conta para exigir ou dispensar a figura do fiador.

Já agora, podes saber tudo sobre a figura do fiador aqui: https://www.felixconsultores.pt/vais-ser-fiador-num-contrato-ve-isto/

Essencialmente, terás de demonstrar ao banco que és um cliente seguro e que tens bens ou rendimentos que te permitem pagar a prestação a tempo e horas sem problemas. Vê quais são os fatores mais importantes:

Os teus rendimentos

O primeiro, e talvez mais importante, fator a considerar é o valor dos teus rendimentos. Caso os teus rendimentos sejam claramente superiores à prestação que tens de pagar, então o banco pode dispensar o fiador.

Para isso, como mero indicador, é bom que o montante a pagar da prestação não ultrapasse 30 a 35% dos teus rendimentos.

Segurança do emprego

Para os bancos é muito importante perceber a segurança do teu emprego. Podes até ganhar muito dinheiro, mas se esse rendimento não for constante e “seguro”, dificilmente o banco dispensará o fiador.

É por este motivo que os bancos apreciam emprestar a pessoas que estão efetivas na sua empresa, em detrimento das que estão a contrato a termo certo ou em regime de prestação de serviços.

A tua idade

Outro fator importante é a tua idade. Se fores demasiado jovem, é mais provável que o banco te exija um fiador. A idade em que, provavelmente, poderá ser mais fácil solicitar um crédito habitação sem fiador varia entre 35 e 45 anos.

Antes dos 30 anos, é mais provável que peçam fiador, mas também aqui, este não é um elemento decisivo. Especialmente, se os outros fatores forem favoráveis.

Valor do empréstimo

Do ponto de vista do banco, quanto maior o montante emprestado, maior será o risco de incumprimento e, consequentemente, maior será a probabilidade de exigir um fiador.

Nesta análise, não conta apenas o montante total, mas o montante relativo ao valor do imóvel. Se o empréstimo incidir apenas sobre 50% do valor do imóvel, as condições serão mais favoráveis, incluindo a questão da não exigência de fiador.

Relação com o banco

Finalmente, outro fator importante na hora de conseguir um crédito habitação sem fiador é o tipo de relação que já tens com o banco.

Se já tens um (longo) historial nesse banco, se já contrataste outros produtos e sempre cumpriste com as tuas obrigações religiosamente, a confiança do banco em relação a ti, aumenta.

Por consequência, é muito mais provável que dispense um fiador, quando comparado com um banco com o qual não tens relação nenhuma.

*******

Se queres vender a tua casa, à procura de uma casa nova ou tiveres alguma questão relacionada com o imobiliário, podemos ajudar-te. Contacta-nos hoje mesmo!

Félix Consultores
www.felixconsultores.com

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Compare anúncios

Comparar