ATENÇÃO AOS ODORES NA VENDA DA CASA

  • 3 anos atrás
odores-na-venda-da-casa

Caso estejas a pensar colocar a tua casa no mercado em breve, atenção aos odores na venda da casa!

Como se o stress normal de uma venda de casa não fosse suficiente, vem o desafio de identificar e lidar com os odores que existem na casa.

Por mais estranho que pareça, a maior parte das pessoas não tem consciência desta questão, mas os odores caseiros podem, de facto, colocar em perigo a venda de uma casa.  

É importante saberes que, embora familiares e (quase) impercetíveis para quem lá vive, os cheiros podem ser desagradáveis para os potenciais compradores.

E, mesmo que inconscientemente, levá-los a desistir da casa porque se sentem incomodados com o cheiro durante a visita.

A primeira coisa a fazer é conseguir identificar quais as potenciais fontes de cheiros dentro da casa. As mais comuns são:

– O cheiro a “fechado”

– Os animais de estimação e os seus utensílios

– O tabaco

– A humidade

– A comida (especialmente, a recentemente cozinhada)

– A roupa e os sapatos

– Os têxteis, incluindo tapetes, carpetes, cortinados, almofadas, mantas, cobertas de sofás e roupa de cama

– A canalização

Depois de identificadas as potenciais fontes de odores que podem estar a contribuir para a existência de mau cheiro na casa, é necessário eliminar ou minimizar ao máximo a sua intensidade.

A primeira coisa a fazer é arejar bem a casa.

Abre as janelas e deixe o ar entrar e correr na casa. Este hábito diário (e intensificado na altura da venda da casa), pode ajudar a que muitos cheiros se dissipem ou tornem impercetíveis.

Por isso, verifica se todas as janelas abrem e fecham facilmente. Se não for o caso, um spray lubrificante pode ajudar. Abre-as frequentemente para arejar a casa e dissipar os odores.

Também podes comprar um bom ambientador natural (ou fazer o teu próprio), para remover os cheiros sem a criação de um odor artificial por cima do outro.

Se gostas de um cigarro, poderás querer minimizar fumar dentro de casa, especialmente quando estás a tentar vender a mesma. Na verdade, o melhor é mesmo fumares sempre do lado de fora e teres o cuidado de não deixar cinzeiros com beatas espalhados pela casa.

Se tens animais de estimação, compreende que eles também vêm com odores. Provavelmente, já estarás acostumado e nem darás conta, mas lembra-te que estes odores são imediatamente captados por pessoas com sentidos olfativos mais apurados.

Se tens gatos, certifica-te que as caixas de areia estão vazias e limpas na hora das visitas.

Se tens cães, mantem-nos ao ar livre, tanto quanto possível, mesmo aqueles cachorrinhos adoráveis.

Também podes usar uns purificadores de tapete regularmente e não deixes nenhum calçado à vista (nem roupa suja).

Tem a atenção de não cozinhar comidas com cheiro intenso (peixe frito grelhado, por exemplo), antes da hora das visitas.

Se os canos da casa de banho deitam cheiro, pode ser boa ideia ver a origem do mesmo. No mínimo, garante que despejas água antes da visita. Normalmente, ajuda a minimizar o cheiro.

Certifica-te que todos os têxteis estão limpos e com cheiro a lavado.

Se houver cheiro a bolor ou humidade, o melhor será tratares do assunto o mais rápido possível. Até porque, mais do que uma questão de cheiro, é uma questão de saúde.

Finalmente, antes de começares a mostrar a casa, pede a uma pessoa que não viva em tua casa para verificar se ainda deteta algum odor.

Os odores na venda da casa podem ser um obstáculo. Quando se tratam de maus odores, claro. Mas, trata-se de um obstáculo que podes muito bem contornar.

Por outro lado, há odores que podem ajudar a vender a tua casa. Sobre esses, vou falar-te na próxima semana. Não percas!

*******

Se queres vender a tua casa, à procura de uma casa nova ou tiveres alguma questão relacionada com o imobiliário, podemos ajudar-te. Contacta-nos hoje mesmo!

Félix Consultores
www.felixconsultores.com

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Compare anúncios

Comparar