Seguramente já ouviste falar em home staging (caso contrário, não estarias a ler este artigo).
Mas, também é normal que não estejas familiarizado com o significado específico do termo.
Não te preocupes, nós explicamos-te o que é, e para que serve, em apenas 2 minutos.
Ora, tal como o nome indica: “home” significa casa e “staging” quer dizer encenação.
A junção dos dois nomes dá-nos o conceito de “encenação de uma casa”.
E é disso mesmo que trata o Home Staging.
O que se pretende é encontrar uma versão melhorada e imaculada da nossa casa para que se torne mais apelativa na hora de a vendermos.
Qual a origem?
Este conceito nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 70, a reboque da grande oferta imobiliária existente nesse período.
Posteriormente, esta técnica chegou a Inglaterra, nos anos 90, e difundiu-se por toda a Europa, sendo utilizada com o intuito de valorizar os negócios imobiliários.
Para que serve?
Essencialmente, o home staging transforma as casas num local onde te consegues imaginar facilmente a viver e personalizar ao teu gosto.
Quantas vezes já não te aconteceu andares à procura de uma casa para comprar e, depois de a visitares, não te consegues imaginar a viver nela por estar tão cheia de pertences e objetos dos antigos moradores?
Ou, pelo contrário, por estar vazia, tens dificuldade em imaginar o que podes fazer com o espaço?
O home staging vem, precisamente, resolver esta questão.
Porém, como em tudo, há vantagens e desvantagens.
Quais as vantagens?
As empresas especializadas afirmam que, ao recorrer-se a esta técnica, a taxa de ocupação pode subir até aos 30% no turismo de habitação e que o valor final das casas para venda pode crescer até 15%.
Esta técnica é, então, bastante benéfica em termos de valorização de imóveis, pois ajuda a captar uma maior atenção por parte de potenciais compradores e quem está à procura de um lugar especial para passar os seus dias de descanso.
Quais as desvantagens?
A única desvantagem do home staging é que terás (quase) sempre que investir algum dinheiro para levar a cabo esta estratégia, seja a comprar ou a alugar os acessórios e materiais.
A não ser que já tenhas tudo o que é necessário em tua casa (o que também acontece, por vezes).
Acelerar a venda e acrescentar valor…
Posto isto, o home staging é uma estratégia que visa acelerar a venda e acrescentar valor a um imóvel, mas que pode implicar algum investimento.
Regra geral, todo o dinheiro investido em home staging, traz um retorno em tempo de venda e em dinheiro realizado na mesma.
Se estás a equacionar fazer home staging na tua casa, fala connosco. O aconselhamento profissional pode ajudar-te a poupar bastante tempo e dinheiro.
*******
Entretanto, se queres vender a tua casa, estás à procura de uma casa nova ou tens alguma questão relacionada com o imobiliário, podemos ajudar-te.
Contacta-nos hoje mesmo!
Félix Consultores
www.felixconsultores.pt