O QUE É A EURIBOR E COMO INFLUENCIA A TUA CARTEIRA

  • 2 meses atrás
  • 0
euribor

Se estás a pensar pedir um crédito à habitação, já ouviste, certamente, falar da Euribor, uma vez que está presente na maior parte dos créditos habitação no nosso país.

A Euribor é a abreviação de Euro Interbank Offered Rate. Trata-se de uma taxa de referência diária baseada nas taxas de juro a que os bancos emprestam dinheiro uns aos outros na zona euro.

A Euribor é calculada e publicada todos os dias úteis, havendo diferentes taxas consoante o período a que correspondem (uma semana, um mês, três meses, seis meses e um ano). Para sermos mais precisos deveríamos falar de taxas Euribor e não taxa, no singular.

A taxa variável que consta na maior parte dos créditos à habitação refere-se, precisamente, à Euribor. O prazo da mesma corresponde ao período em que essa taxa é revista.

Ou seja, ter um contrato de crédito à habitação com taxa variável associada à Euribor a 6 meses, significa que, a cada 6 meses, a taxa é revista para os valores daquela data (ou, mais comumente, para uma média aritmética para o prazo relevante calculada por referência ao mês anterior ao da revisão da taxa e da prestação), mantendo-se inalterada pelos próximos 6 meses, independentemente das oscilações da mesma.

É claro que, nesta revisão, já estão contidas as expectativas do mercado acerca do que vai acontecer durante esse período. Por isso é que, a cada prazo, corresponde uma taxa diferente.

O mesmo acontece para os empréstimos com uma taxa variável associada à Euribor a 3 meses ou 12 meses, por exemplo.

Uma taxa mais alta fará subir os custos dos empréstimos e uma taxa mais baixa fará baixar os custos dos empréstimos.

Durante as fases de recessão, os mutuantes (quem empresta) tornam-se avessos ao risco e exigem uma maior compensação por assumirem o risco adicional.

Neste caso, os bancos irão aumentar a sua taxa Euribor, que tem um efeito de ondulação através da economia, fazendo com que tudo, desde taxas de juro hipotecárias a taxas de juro de cartões de crédito, também aumente.

Nesta altura em que as taxas Euribor se encontram numa fase de subida, é conveniente estar atento ao impacto que esta subida tem (ou terá) no teu empréstimo à habitação.

Se necessário, sabe que tens sempre a possibilidade de pedir a renegociação do teu crédito à habitação junto do teu banco, especialmente no que toca ao spread bancário (o valor que, tipicamente, os bancos acrescentam à Euribor, para fazer refletir o risco de incumprimento por parte do cliente).

*******

Entretanto, se queres vender a tua casa, estás à procura de uma casa nova ou tens alguma questão relacionada com o imobiliário, podemos ajudar-te. Contacta-nos hoje mesmo!

Félix Consultores
www.felixconsultores.pt

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Compare listings

Comparar