COMO ESCOLHER O TERRENO IDEAL

  • 2 meses atrás
  • 0
escolher o terreno ideal

Se pretendes construir a tua própria casa, é essencial saber escolher o terreno ideal para a mesma. Embora já possas ter algum debaixo de olho, é útil saber quais os fatores que deves ponderar antes da aquisição do mesmo, para que não tenhas surpresas mais tarde.

Lembra-te que a escolha do terreno tem impacto em todo o processo de construção da tua casa de sonho e que há coisas que não podes alterar depois de comprares o mesmo.

Neste artigo, trazemos-te 7 fatores a considerar na hora de escolher o terreno ideal para a tua futura casa. Ora confere:

  1. Localização

O primeiro fator a considerar é a localização. Para selecionar a melhor zona, pondera os seguintes aspetos:

  • Segurança do bairro e arredores;
  • Acessibilidades e transportes disponíveis;
  • Proximidade de comércio e serviços (farmácias, mercados, etc.);
  • Distância para o trabalho e escolas (e tempos previsíveis do trajeto, considerando o trânsito);
  • Existência de boas infraestruturas.
  1. Dimensão do terreno

É necessário procurar um terreno com a metragem suficiente para comportar tudo o que pretendes, incluindo o espaço da casa e o espaço exterior.

  1. Posição do terreno

Verifica qual a posição do terreno que queres comprar. Há mais terrenos à venda à sua volta? Se sim, lembra-te que, mais cedo ou mais tarde, eles terão casas lá construídas. Vê como isso pode impactar a tua. Tipicamente, os terrenos de esquina são os melhores.

  1. Topografia e a qualidade do solo

Atenção ao, eventual, declive do terreno. Um terreno com um declive acentuado pode exigir gastos avultados para deixar o mesmo nivelado. Do mesmo modo, um lote situado num terreno com o solo muito duro (ou muito mole) pode implicar maiores gastos para garantir a segurança. Por isso, vale a pena fazer alguma investigação acerca da topografia e qualidade do solo para não ter imprevistos.

  1. Incidência solar

A incidência solar é fundamental para teres uma maior qualidade de vida na tua nova casa. Estuda a incidência solar no terreno para decidir como orientar o teu imóvel. E garante que a luz solar não é bloqueada precocemente por alguma outra casa ou prédio na zona. 

  1. Estilo arquitetónico

Se tens um estilo em mente para a tua nova casa, averigua se tal é possível construir no lote de terreno em questão. O PDM (Plano Diretor Municipal) permite esse tipo de construção? Podes facilmente consultar o mesmo na Câmara Municipal onde se situa o terreno (muitas vezes, está disponível online).

  1. Documentação

Após escolher o terreno ideal, é necessário fazer algumas verificações burocráticas de segurança, antes de avançar com a compra do mesmo. Solicita toda a documentação do mesmo e verifica se está tudo em conformidade, incluindo a possibilidade de construir o que pretendes.

Estes são os fatores essenciais a considerar na hora de escolher o terreno ideal para a tua casa de sonho. Se precisares de ajuda neste capítulo, estamos ao teu dispor.

*******

Entretanto, se queres vender a tua casa, estás à procura de uma casa nova ou tens alguma questão relacionada com o imobiliário, podemos ajudar-te. Contacta-nos hoje mesmo!

Félix Consultores
www.felixconsultores.pt

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Compare listings

Comparar