7 ERROS AO REMODELAR A CASA

  • 4 semanas atrás
  • 0
erros ao remodelar a casa

Existem, pelo menos, 7 erros ao remodelar a casa que podem ser cometidos, quase sem nos darmos conta, especialmente, se não temos experiência nestas andanças. Quando nos apercebemos, normalmente, já é tarde demais ou fica demasiado dispendioso corrigi-los. Por isso, é importante começar bem a obra desde o início e ter consciência do que pode acontecer.

Neste artigo, venho falar de 7 erros comuns ao remodelar a casa que deves evitar:

  1. Espaços mal pensados

Pode parecer relativamente simples desenhar uma planta. Mas este é um ato que deve, não só considerar a nossa realidade atual, mas também aquilo que temos pensado para o nosso futuro mais ou menos imediato. Para isso, é importante pensar em soluções mais funcionais, flexíveis e económicas.

Para fazê-lo, é necessário que, quem faz a planta, tenha experiência em maximizar a utilização do espaço, de modo a torná-lo o mais útil e versátil possível. Se não tens experiência, pode ser boa ideia pedires ajuda a um profissional.

  1. Pensar só no imediato

Ao realizar qualquer obra, é conveniente pensar um pouco mais a longo prazo. Isto significa que, mais do que tentar poupar neste ou naquele aspeto, deves ter a preocupação de escolher materiais de qualidade e robustos.

Opta sempre por materiais com uma boa durabilidade, que sejam energeticamente eficientes e que te ajudem a poupar no longo prazo. Para além disso, evita escolher materiais da moda que correm o risco de se desatualizarem rapidamente. Mesmo que penses vender a casa, estes aspetos vão valorizá-la.

  1. Poupar nos sistemas de águas e esgotos

Muitos proprietários, optam por não mexer nas canalizações quando fazem obras de remodelação em casa. Outros, optam por fazê-lo o mais barato possível. Ora, este são dois erros ao remodelar a casa que saem caro no futuro próximo.

Para além do risco de ocorrer algum rebentamento de cano ou infiltração, podem aparecer maus cheiros, haver falta de escoamento eficaz, entupimentos, falta de pressão nas torneiras, entre outros.

  1. Instalação elétrica mal configurada

Uma boa instalação elétrica é fundamental numa casa moderna. Cada vez temos mais aparelhos que consomem eletricidade e que têm necessidade de estar ligados às tomadas. Se vais remodelar uma casa antiga, é quase garantido que vais ter de mudar a instalação elétrica porque esta não está dimensionada para tanta exigência.

Ao fazê-lo, é importante que estudes cuidadosamente onde queres que fiquem os interruptores e as tomadas. Não deixes isto ao critério de quem vai fazer a obra. Essa pessoa não tem, certamente, as mesmas necessidades que tu e não conhece o teu estilo de vida, pelo que pode não colocar tomadas suficientes ou nos sítios onde precisas delas.

  1. Acordar detalhes oralmente com o empreiteiro

Mal-entendidos são mais frequentes do que podemos imaginar. Na hora de contratar um empreiteiro, não facilites e coloca TUDO por escrito. Isto inclui materiais, marcas, quantidades, valores, responsabilidades e deveres de cada uma das partes, etapas e prazos de execução e as medidas a tomar no caso de desvios.

Não deixes nada ao acaso e, muito menos, solicites ou concordes com algo apenas oralmente. Garanto-te que, se o fizeres, isso te sairá caro mais à frente.

  1. Não acompanhar a obra

Este é um dos erros ao remodelar a casa mais comuns. Mesmo que coloques tudo por escrito, isso não é o suficiente. Podem surgir imprevistos, obstáculos e mesmo mal-entendidos quanto ao que fazer. Não deixes muito tempo sem visitar a obra e acompanhar o que está a acontecer.

Não corras o risco de te deparares com realidades que não tinhas previsto ou perceberes que a obra está parada há vários dias porque ninguém está a ir lá.

  1. Descurar os detalhes

Mais do que as grandes intervenções que, geralmente, não se vêm (canalização, instalação elétrica, etc.), são os pequenos pormenores que, no final do dia, farão toda a diferença na satisfação que vais ter com a remodelação.

O alinhamento dos azulejos com os mosaicos, os acabamentos nas paredes e tetos, a colocação das prateleiras na posição certa, entre outros, tornarão a casa num sítio fantástico para se viver.

*******

Entretanto, se queres vender a tua casa, estás à procura de uma casa nova ou tens alguma questão relacionada com o imobiliário, podemos ajudar-te.

Contacta-nos hoje mesmo!

Félix Consultores
www.felixconsultores.pt

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Compare listings

Comparar