Decorar o exterior da casa é um projeto divertido que pode tornar a tua casa mais bonita, acolhedora e convidativa. Ao mesmo tempo que lhe dá uma sensação de frescura.
No entanto, antes de começar, deves primeiro decidir com que tipo de estilo desejas adotar. Há vários estilos diferentes a escolher, incluindo o moderno, o tradicional, o contemporâneo, o campestre, o rústico, etc.
Cada tipo de design tem o seu próprio conjunto de regras e elementos. Por exemplo, alguns designs requerem certos materiais como tijolo, pedra, madeira, etc. Outros podem exigir cores ou texturas específicas.
A fim de planear corretamente o teu espaço de vida ao ar livre, eis algumas dicas a seguir na escolha do estilo certo para a sua casa:
1 – Decide o estilo que desejas
Antes de começares a decorar o exterior da casa, deves primeiro decidir exatamente qual o estilo que pretende seguir. Preferes um estilo clássico, moderno ou contemporâneo? Estás à procura de algo simples ou complexo? Estas perguntas ajudar-te-ão a decidir que estilo pretendes incorporar na tua área de vida ao ar livre.
2 – Determina o teu orçamento
Uma vez decidido o estilo do teu espaço exterior, é tempo de descobrir quanto dinheiro estás disposto a gastar.
Embora possas certamente dar-te ao luxo de construir um grande convés ou pátio, poderás dar por ti a gastar demasiado dinheiro em materiais.
Antes de te comprometeres com qualquer coisa, considera todos os custos envolvidos.
3 – Escolhe materiais com sabedoria
Consoante o estilo, terás de escolher os materiais certos para o teu espaço exterior.
Certos materiais são mais fáceis de instalar do que outros, por isso é bom ponderar cuidadosamente no que queres pôr em prática.
Por exemplo, o betão é muito durável, mas requer ferramentas e equipamento especiais para instalar.
Por outro lado, o tijolo é bastante barato e pode ser instalado rapidamente.
A madeira é outra escolha popular para pavimentos e pátios. É também versátil e pode ser utilizada em interiores e exteriores.
4 – Considera paletas de cor
Outro aspeto importante a considerar na conceção do espaço exterior são as paletas de cores.
As cores desempenham um papel enorme na determinação do estado geral de espírito de um espaço.
Por exemplo, cores brilhantes como o vermelho e o laranja tendem a trazer energia, enquanto que cores escuras como o preto e o cinzento tendem a acalmar as coisas.
Ao selecionares as cores, lembra-te de que a melhor opção pode passar pelos tons neutros como branco, creme, bronzeado, e castanho claro.
5 – Planeia com antecedência
Finalmente, vais querer planear com antecedência o teu espaço exterior para evitar surpresas de última hora.
Por exemplo, se estiveres a construir um convés de madeira, vais querer assegurar-te de que tens muito tempo para completar o trabalho.
Além disso, se vais pintar as paredes, vai querer esperar até depois de o tempo aquecer, mas não demasiado.
Pintar a baixas temperaturas pode causar rachaduras e descascar.
*******
Esperemos que estas sugestões simples te ajudem a decorar o exterior da casa.
Se queres vender a tua casa, estás à procura de uma casa nova ou tens alguma questão relacionada com o imobiliário, podemos ajudar-te. Contacta-nos hoje mesmo!
Félix Consultores
www.felixconsultores.com