CRÉDITO HABITAÇÃO: O QUE É PRECISO?

  • 12 meses atrás
  • 1

Encontras a casa dos teus sonhos, tal e qual como tinhas imaginado: espaçosa, confortável e à medida das tuas possibilidades. Perfeita. Agora só precisas de pedir um Crédito à Habitação – e esperar que seja aprovado. Sabes tudo o que é preciso fazer para obter um? E estás a par da documentação necessária?

Há várias coisas a ter em atenção no que toca a um crédito deste tipo. Se queres ser bem-sucedido deves tê-las em consideração antes de dar esse passo tão importante. Por isso, antes de iniciares o investimento numa nova casa, é importante saber como fazer uma boa compra. Se estás certo da direção a tomar, está na hora de avançar.

Como funciona um crédito à habitação?

Na compra de uma casa, a maioria da população precisa de recorrer a um crédito uma vez que não dispõe de capital próprio para esse tipo de investimento. Pedir um crédito é, na verdade, pedir dinheiro emprestado. Esta modalidade é um produto bancário celebrado através de um contrato de crédito e que conta com a garantia de um ativo real.

Atualmente os bancos já não financiam o valor total do imóvel. Assim sendo, a maior parte das entidades bancárias financia entre 80 e 90%, e o resto fica à tua responsabilidade. O limite de quanto podes pedir para um Crédito à Habitação é calculado de acordo com a taxa de esforço e a relação empréstimo/garantia, considerando o teu quadro financeiro.

O Crédito Habitação possibilita alargar em muito o prazo, resultando em prestações reduzidas quando comparadas com créditos pessoais ou de curto prazo. É, por essa razão, o tipo de crédito indicado para a compra de uma casa. Vamos conhecer as fases e os documentos necessários para avançar com o processo.

Quais as fases de um Crédito à Habitação?

Um processo de financiamento deste tipo passa por várias fases. Dependendo de cada caso, pode prolongar-se mais de 3 meses até estar concluído pelo que deves ter este intervalo temporal em consideração. Podes contar com as seguintes fases até à aprovação do Crédito à Habitação:

·         Pré-aprovação do crédito;

·         Avaliação do imóvel;

·         Realização da escritura de compra e venda;

Garante que o consultor financeiro que acompanhar o processo dá um bom seguimento ao mesmo e que consegues, da tua parte, disponibilizar os documentos necessários para avançar rapidamente. É normal que o processo demore um pouco. Sê paciente! Se tudo correr bem, em breve estarás bem confortável no sofá da tua nova casa.

Documentos necessários

Ao longo das diferentes fases do processo são necessários vários documentos. Considera que, de acordo com o caso, alguns podem não ser exigidos. No entanto, à partida, a documentação desta lista é a que podes esperar que te seja exigida em cada uma das fases do processo de aprovação de um Crédito à Habitação.

1ª fase do processo: análise e pré-aprovação do crédito

·         Documento de identificação legível e atualizado;

·         Última declaração de IRS;

·         Declaração de rendimentos;

·         Declaração de vínculo contratual (emitida pela entidade patronal);

·         Recibos verdes (últimos 6 meses);

·         Recibos de vencimento (últimos 3 meses);

·         Nota de liquidação de IRS do ano anterior;

·         Extratos bancários (últimos 3 meses);

·         Declaração de início de atividade (se aplicável);

·         Comprovativo de IBAN;

·         Comprovativo de morada;

·         Último extrato de cada um dos cartões de crédito.

2ª fase do processo: avaliação do imóvel para Crédito à Habitação

·         Caderneta predial;

·         Código da certidão permanente da empresa;

·         Certidão de teor do imóvel;

·         Plantas do imóvel.

3ª fase do processo: adjudicação e marcação de escritura

·         Licença de construção/obras;

·         Licença de utilização;

·         Projeto de construção aprovado;

·         Escritura de hipoteca;

·         Contrato de arrendamento de imóveis arrendados;

·         Orçamento das obras com descrição dos trabalhos a realizar;

·         Declaração de IVA da empresa (últimos 2 trimestres);

·         IES/balancete da empresa;

·         Certificado energético.

Como conseguir que o banco aprove o Crédito à Habitação?

Conseguir a aprovação de um Crédito à Habitação nem sempre é um processo fácil ou rápido. Pode ser longo e cansativo, sobretudo se a documentação não estiver em ordem e o valor do pedido represente uma taxa de esforço alta – para as tuas finanças e para as do banco que escolheres. Para aumentar a probabilidade de conseguir o crédito segue estas dicas:

·         Contextualiza o teu banco: esclarece a conjuntura em que te encontras e comunica o máximo de informação possível de forma transparente;

·         Reúne toda a documentação necessária pois isto acelera o processo;

·         Garante a estabilidade profissional e financeira possível e considera a liquidação de outros créditos que possas ter;

·         Tem um bom fiador: pesar de não ser decisivo, ter um fiador é uma excelente ajuda para a aprovação do Crédito à Habitação;

·         Garante que tens um montante disponível para dar de entrada uma vez que quanto menor for o valor pedido ao banco, maior a probabilidade de ver o crédito aprovado.

Simulação para Crédito à Habitação

É importante consultar alternativas de financiamento em vários bancos de forma ampliar as possibilidades de escolha e conseguir optar pela melhor oportunidade. A DECO PROTEST disponibiliza um simulador de Crédito à Habitação em que basta colocar o valor do imóvel, o valor a pedir ao banco e o prazo de empréstimo, para ficar a conhecer as ofertas de mercado.

Apenas ficas vinculado a um banco no momento da assinatura do empréstimo pelo que até lá podes, e deves, considerar várias entidades e fazer a escolha mais confortável e que te traga maiores benefícios. Lembra-te: um Crédito à Habitação representa um compromisso para a vida por isso assegura que fazes uma boa pesquisa de mercado e simulas várias opções.

Queres vender ou comprar casa?

O processo de vender casa pode ser longo, intenso e frustrante. É por essa razão que o deves deixar nas mãos de quem percebe muito do assunto! A Félix Consultores é uma agência de especialista imobiliários qualificados, com mais de uma década de experiência no mercado e provas dadas a mais de 500 famílias que viram o processo de transação dos seus imóveis facilmente resolvido.

Se queres vender casa, estás no sítio certo e contas com um acompanhamento seguro e de confiança para uma experiência de venda simples e eficaz.

Compare listings

Comparar