As cozinhas com ilha são cada vez mais uma tendência e apresentam-se como uma mais-valia na divisão mais utilizada da nossa casa.
Não só acrescentam espaço adicional de bancada, ideal para a preparação de alimentos e refeições informais, como podem incluir espaço de arrumação, eletrodomésticos e, até, um lava-louça.
No entanto, cozinhas com ilha têm os seus desafios, vantagens e desvantagens. E, por vezes, são cometidos erros elementares por quem sonha ter uma ilha na sua cozinha, designadamente no que diz respeito à proporção da mesma. Por isso mesmo, trazemos-te algumas dicas para te ajudar a perceber se uma ilha é adequada para a tua cozinha.
COZINHAS COM ILHA: VANTAGENS
Em primeiro lugar, vamos falar das vantagens de ter uma ilha de cozinha:
1 – Espaço de bancada
Uma ilha na cozinha representa mais espaço de bancada, essencial para quem gosta de cozinhar. Sabes quando estás a cozinhar e depois de colocares a tábua de cortar, a colher de pau e um prato… ficas sem espaço para pousar a travessa que acabaste de tirar o forno? Com uma ilha, acrescentas muito espaço de bancada que será, certamente, útil.
2 – Espaço de arrumação
Mas não é só espaço de bancada que acrescentas. Também o espaço disponível para arrumação aumenta! A ilha pode ter armários e/ou prateleiras incorporados. Adicionalmente, alguns eletrodomésticos podem também ser encastrados na ilha.
3 – Superfície para refeições
Uma ilha também servir para refeições informais, como pequenos-almoços ou lanches rápidos.
4 – Separação de divisões
Atualmente, sobretudo nas casas modernas, o open concept (conceito aberto) tem vindo a posicionar-se como uma configuração cada vez mais desejável.
Há, cada vez mais, uma aposta num plano aberto no qual a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha se integram num único espaço mais amplo.
A ilha é o elemento que pode demarcar os limites da cozinha, separando-a em relação à sala de estar e/ou de jantar. Cria-se, assim, uma separação sem que sejam necessárias paredes ou outras barreiras visuais.
COZINHAS COM ILHA: DESVANTAGENS
Mas optar por cozinhas com ilha não é só um mar de vantagens. Também existem algumas desvantagens que terás de considerar. A saber:
1 – Preço elevado
Tipicamente, as ilhas de cozinha tendem a ser caras. Por se tratar de um elemento adicional, exige a compra de mais materiais, o que se traduz num custo extra.
No entanto, se esta for uma questão, podes optar por uma solução mais simples, pequena e independente (em vez de por uma ilha presa ao chão). Esta é uma solução consideravelmente mais em conta.
2 – Entrave à circulação
Caso o espaço seja mais reduzido ou não seja planeado corretamente, a ilha pode representar algum entrave à fluidez de circulação, tornando-se um obstáculo a contornar.
3 – Ventilação
Uma ilha com eletrodomésticos, especialmente se incluírem um fogão, pode levantar problemas de ventilação. Neste caso, a instalação de um exaustor torna-se essencial, o que significa mais um gasto. Pode haver também gastos adicionais de canalização, caso a ilha inclua um lava-louça.
COZINHAS COM ILHA: A REGRA DOS 10%
De acordo com os especialistas, uma boa forma de evitar que a ilha se torne um inconveniente na tua cozinha é basear-se na regra dos 10%. Ou seja, a ilha não deve ocupar mais de 10% do total de metros quadrados da cozinha. Se ultrapassar esta percentagem acabará por sobrecarregar o espaço, tornando-o menos funcional.
Para teres uma noção melhor de como a colocação da ilha vai afetar o espaço, podes experimentar colocar uma mesa com as medidas aproximadas no centro e deixá-la durante uns dias para perceberes como te sentes com aquele novo elemento ali. Caso não tenhas uma mesa, podes utilizar algumas caixas de cartão que ocupem o mesmo espaço que a ilha vai ocupar.
Lembra-te que é suposto a ilha facilitar a tua vida e não dificultá-la. Se for demasiado grande, dificultar a circulação e não acrescentar nada, então, é desnecessária.
Para te assegurares de que a ilha fica perfeita na tua cozinha, podes solicitar a ajuda de um designer de cozinhas ou um arquiteto de interiores. Estes profissionais saberão aconselhar-te no que diz respeito à funcionalidade, ao tamanho e aos materiais ideais a utilizar.
*******
Entretanto, se queres vender a tua casa, estás à procura de uma casa nova ou tens alguma questão relacionada com o imobiliário, podemos ajudar-te. Contacta-nos hoje mesmo!
Félix Consultores
www.felixconsultores.com