COMO COMPRAR A PRIMEIRA CASA SEM STRESS…

  • 2 semanas atrás
  • 1
comprar a primeira casa

Vais comprar a primeira casa?

É oficial, vais tornar-te num proprietário de um imóvel!

Que emoção! Que responsabilidade! Que stress?

Sabemos que este passo tem tanto de empolgante como de intimidante, porém acredita que esta poderá ser uma fase incrível, a compra da primeira casa! A TUA primeira casa.

Ora, existem várias aspetos importantes a teres em consideração para que vivas este momento na sua plenitude, e nós vamos ajudar-te. Continua a ler…

  • Apartamento ou moradia? Campo ou cidade?

O primeiro passo é definir que tipo de casa gostarias de comprar.

Qual a sua tipologia? Preferes viver num prédio ou queres explorar uma vivenda? Qual as caraterísticas que não abdicas? Preferes ficar onde já estás ou explorar terras vizinhas?

Para que possas iniciar a pesquisa, é essencial que saibas o que vais procurar. Quando mais focada for a busca, maior a probabilidade de encontrares o que procuras.

  • Orçamento = ordenado – prestação bancária – luz – água -…

Agora que já sabes como será a tua primeira casa, chegou o momento de dedicares algum tempo a olhar para as finanças.

Começa por analisar as tuas contas, e isso inclui avaliares as poupanças, se tiveres algumas, e organizares o orçamento mensal.

É primordial que saibas quanto poderás despender para a prestação da casa e qual é a tua taxa de esforço. Ou seja, dos teus rendimentos menos as despesas, quanto te sobra para assumires este encargo confortavelmente?

Estas contas ajudar-te-ão na pesquisa da casa ideal, uma vez que vais filtrar consoante a tua capacidade financeira.

Nesta matemática, não te esqueças de incluir os gastos recorrentes que terás, como a luz, água, gás, etc….

  • Bancos e fiadores

Provavelmente, terás que recorrer a um empréstimo bancário para comprares a primeira casa.

Como sabes, existem inúmeras instituições bancárias, e antes de escolheres a tal, o ideal é fazeres simulações em várias, para perceberes qual terá a melhor solução para ti e para a tua carteira.

Ou, em alternativa, usar os serviços de um consultor financeiro para te ajudar. Normalmente, estes serviços são gratuitos para ti e são muito úteis para te ajudar a poupar tempo e dinheiro neste processo.

Tem igualmente em conta, que o mais certo é que te peçam fiadores como garantia, por isso, começa a pensar nisso, para não seres apanhado desprevenido.

  • Encontrei a casa dos meus sonhos e agora?

Antes de assinares o tão desejado contrato, não te esqueças de verificar a situação legal do imóvel.

Isto significa validar se existem hipotecas ou penhoras, bem como saber se os impostos, como o IMI estão liquidados, se dispõe de certificado energético, obrigatório, etc.

 A procura da primeira casa pode tornar-se um processo complexo e algo cansativo. Para te ajudar a encontrar o teu novo lar poderás sempre recorrer aos serviços de um agente imobiliário.

Tal como acontece com os serviços do consultor financeiro, também os serviços de um agente imobiliário são, tipicamente, gratuitos para ti. Por isso, pode ser uma boa opção teres profissionais ao teu lado nesta etapa tão importante na tua vida – a compra da primeira casa

*******

Se estás à procura de comprar a tua primeira casa ou tiveres alguma questão relacionada com o imobiliário, podemos ajudar-te. Contacta-nos hoje mesmo!

Félix Consultores
www.felixconsultores.com

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Compare listings

Comparar