OS 3 PASSOS ESSENCIAIS NA COMPRA DE CASA

  • 2 meses atrás
  • 1
compra de casa

Para fazeres um excelente negócio na compra de casa, há 3 passos essenciais que deves ter em conta.

Se respeitares estes 3 passos, pela ordem correta, a probabilidade de correr tudo da forma como desejas e chegares ao fim com a sensação de ter feito um bom negócio, aumenta substancialmente.

A saber:

1 – Definir o Orçamento

O primeiro passo essencial é saber exatamente qual o montante que poderás investir na compra de casa.

De nada adianta começar a ver casas para comprar que estejam fora do teu orçamento. Isso só causa frustração e uma perda de tempo, perfeitamente evitável.

Para conseguires saber qual o orçamento máximo que podes aplicar na compra da próxima casa, é conveniente falar com o teu banco (e com mais dois ou três) ou, em alternativa, falar com um consultor financeiro que te ajude a perceber exatamente qual o montante que terás de pagar todos os meses de prestação, quanto terás de dar de entrada e qual o montante total que irás pagar pela casa.

Isso ajudar-te-á a decidir qual o valor máximo que poderás dar pela casa que queres comprar.

 2 – Conhecer o Mercado

Depois de saberes qual é o teu budget, é hora de conhecer o mercado. É hora de perceber quais são os imóveis que estão disponíveis com as características que procuras (número de divisões, garagem, varandas, etc.), na zona onde queres vender e que estejam dentro dos valores que definiste anteriormente.

A forma mais rápida e fácil de o fazer é contactar um agente imobiliário da tua confiança.

Se for um agente competente, ele terá toda a informação acerca do que existe no mercado, tanto o que já se encontra à venda há algum tempo, como o que entrou recentemente e, ainda, o que foi vendido há pouco tempo.

Para além disso, pode ajudar-te a perceber quais as alternativas mais interessantes para ti, se não houver no mercado aquilo que procuras.

Caso prefiras procurar por ti próprio, podes visitar os vários websites de imobiliárias e/ou portais imobiliários existentes no mercado.

3 – Dominar o Processo de Compra

Para uma compra de casa com total segurança, é necessário dominar este último passo – o processo de compra.

Este é um passo que, na verdade, se divide em vários pequenos passos / tarefas. E aqui, é fundamental saber quais os papéis que precisas, quais as perguntas que deves colocar ao vendedor e quais os passos burocráticos que terás de dar para garantir que o negócio tem o máximo de segurança jurídica.

Caso não te sintas confortável com algum dos aspetos do processo de compra, compensa investir algumas horas (ou dias) a aprofundar esse conhecimento, lendo a informação deste blog e a que está disponível online.

Em alternativa, se não tiveres tempo para isso ou não o quiseres fazer, podes optar por ter ao teu lado um profissional imobiliário competente e conhecedor do mercado.

Na maioria das situações, não terás de pagar nada ao agente imobiliário que te representa enquanto comprador e as suas competências poderão ser decisivas.

E poupar-te muito tempo e dinheiro!

Se estás à procura de comprar casa, podemos ajudar-te. Contacta-nos hoje mesmo!

Félix Consultores
www.felixconsultores.com

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Compare listings

Comparar