COMO PREPARAR A CASA PARA O OUTONO

  • 1 mês atrás
  • 1
Preparar a casa para o Outono

Eis que chegou a altura de preparar a casa para o outono.

Nesta época, os dias começam a ficar mais pequenos, a casa fica mais escura, os ventos frios sopram pela janela e começa aquela vontade de acender a lareira. Até os cheiros começam a fazer lembrar o outono.

Esta é a hora de fazer algumas pequenas mudanças em casa, de modo a torná-la mais acolhedora e confortável. Mas não te preocupes porque não é preciso gastar uma fortuna para preparar a casa para o outono…

Às vezes, pequenos ajustes podem fazer toda a diferença, sem significar um grande investimento.

Neste artigo, mostramos-te algumas dicas e truques para preparar a casa para o outono com facilidade. Confere:

1 – Arrumação e limpeza

Terminado o verão e, especialmente o tempo de férias, está na hora de dar uma “volta à casa”. Para além de uma limpeza mais profunda, o grande truque está na arrumação.

Tudo o que é próprio do verão, deve encontrar um lugar próprio na tua arrecadação ou armários. As piscinas portáteis, as roupas leves, os chinelos e outros itens mais veraneantes serão cada vez menos utilizados, pelo que deixará de haver necessidade de estarem tão à mão.

É altura de desempacotar as coisas próprias do outono, com as suas cores e texturas próprias, de acordo com os pontos seguintes.

2 – Decoração

Quando tratares de preparar a casa para o outono, o primeiro ponto a não esquecer são os tons terra. Estes são abundantes na natureza e na decoração outonal, com cores acastanhadas, castanhos quentes e avermelhados.

As flores também estão presentes nesta temporada do ano com suaves tonalidades pastel em verde-claro, amarelo claro ou malva. Já as folhas podem ser usadas nos tecidos das cortinas ou para adornar um jardim vertical.

Todavia, outra dica importante é não esquecer de usar alguma cor. Se os tons terra são abundantes na decoração outonal, sozinhos podem fazer com que o ambiente se torne monótono demais. 

Por isso mesmo, uma boa ideia para quem quer manter a temperatura ideal dentro da casa, sem perder o clima outonal, é apostar em elementos coloridos para refrescar um pouco toda esta paleta naturalmente neutra.

Está atento às cores utilizadas nos tecidos das cortinas e outros elementos, para não pecarem pela monotonia.

Outra coisa que podes fazer para deixar o teu ambiente mais acolhedor é usares alguns outros acessórios como pequenos arranjos florais e um candeeiro novo, especialmente se tiveres lareira.

3 – Têxteis e acessórios

Alguns dos tecidos mais usados no outono são os que imitam ou trazem à memória as folhas secas, como é o caso do linho e da seda. 

Adiciona alguma cor a estes elementos em forma de uma mantinha colorida para tornar o ambiente mais agradável e acolhedor.

Já outro truque simples, mas elegante, consiste em misturar materiais e cores diferentes: por exemplo, um paninho vermelho num banco de madeira envernizada.

Aposta nos tapetes para combater o frio e aumentar o conforto. Coloca tapetes na sala, na casa-de-banho e nos quartos.

4 – Iluminação

Um outro truque para deixares a tua casa acolhedora é apostar na iluminação. 

Como já falamos, os tons terra e cores naturais são muito utilizados nesta estação do ano por isso o melhor é optares por uma luz suave que realcem estes elementos presentes no interior.

Além disso, podes acrescentar algum pormenor nas luzes existentes em casa: como, por exemplo, adicionar um círculo colorido ao redor da lâmpada ou candeeiro.

Com a ajuda destas dicas simples, não só te sentirás mais à vontade e confortável na tua casa, como economizarás algum dinheiro ao fazeres tu próprio estes trabalhos manuais.

5 – Flores e plantas

As flores que se adaptam melhor à época são as suaves em forma de pompons ou espigas: giestas, gladíolos e outras pequeninas.

Também podes adicionar algumas folhas secas, como já referimos anteriormente.

6 – Portas e janelas

Verifica o isolamento das portas e janelas, de modo a garantir que não deixam entrar o frio. Se necessário, reforça ou substitui esse isolamento. 

Pouparás muito dinheiro no aquecimento artificial (ar condicionado ou aquecimentos elétricos ou a gás).

*******

Esperamos que estas dicas de como preparar a casa para o outono tenham ajudado. Se precisares de mais alguma ideia para decorares a tua casa ou precisares de uma casa nova para decorar, contacta-nos hoje mesmo!

Félix Consultores
www.felixconsultores.com

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Compare listings

Comparar