7 FORMAS DE AUMENTAR O VALOR DA CASA

  • 2 anos atrás
aumentar o valor da casa

Se estás a planear vender num futuro próximo, então é provável que queiras aumentar o valor da casa para que possas obter um maior retorno do teu investimento. No mercado imobiliário de hoje, precisas de todas as vantagens que puderes obter. De preferência, sem gastar muito dinheiro.

Embora existam muitas maneiras de aumentar o valor da sua casa, neste artigo compilei o que considero serem as melhores 7 opções disponíveis. A saber:

1 – Pintura interior

Investir na pintura do interior é uma das melhores formas de aumentar o valor da tua casa e torná-la mais atrativa para potenciais compradores.

Mas escolhe cuidadosamente as cores. Embora os tons neutros, como o bege e o branco, tenham sido escolhas populares nos últimos anos, muitas pessoas estão a descobrir que preferem um pouco de cor nas suas paredes.

Um cinzento sólido, azul ou verde pode ser tranquilizador, mas, ainda assim, neutro o suficiente para apelar a uma grande variedade de pessoas.

Pinta as paredes que estejam sujas ou a perder a cor devido à idade e ao desgaste. É melhor pintar antes de colocar a casa no mercado – assim, tudo parece fresco e novo desde o primeiro dia!

2 – Hall de entrada

Este é um espaço a ter em especial atenção – é a entrada da casa, e é um lugar onde podes deixar os potenciais compradores com uma boa primeira impressão.

Opta por linhas limpas e formas simples. Como esta é, normalmente, uma área bastante pequena, é importante manter bastante espaço livre.

Pendura ganchos para que as pessoas possam pendurar os seus casacos, ou se tiveres um armário no hall de entrada, coloca lá um bengaleiro. Também podes usar o espaço para mostrar fotos de família e obras de arte. E não tenhas medo de acrescentar plantas.

3 – Pavimento e azulejos

Uma das melhores formas de aumentar o valor da sua casa é substituir ou reparar o seu pavimento ou ladrilhos. Não só torna a sua casa mais atraente, como também pode ajudar a proteger da humidade, do bolor e dos alergénios.

Um novo piso, especialmente em madeira, dá um aspeto novo à casa e causa impacto em quem visita a casa.

O mesmo vale para os azulejos da cozinha e casa de banho. Podes pintá-los com tinta própria ou trocar por outros mais modernos.

4 – Arrumação e limpeza

Ter uma casa limpa e arrumada pode aumentar o seu valor – por isso, se estiveres a tentar tirar o máximo possível da tua casa quando for altura de a vender, arrumar é um ótimo local para começar.

Certifica-te de que as portas estão limpas, os puxadores estão polidos e que não há desarrumação em nenhuma sala: apenas faz com que as salas pareçam mais pequenas e menos valiosas.

Limpa as janelas por dentro e por fora, bem como as persianas ou cortinas. Aspira, varre, esfrega e limpa todas as superfícies em todas as divisões.

Se possível, aposta no home staging para tornares a tua casa ainda mais atrativa.

5 – Eletricidade

Certifica-te de que todas as tomadas elétricas estão a funcionar e que cada divisão tem eletricidade suficiente. Assegura-te de que todas as luzes funcionam e substitui as lâmpadas, conforme necessário. Certifica-te também de que, qualquer sala que não tenha iluminação suspensa, tenha lâmpadas ou fontes de iluminação de parede para que fiquem bem iluminadas durante as visitas.

Substitui os cabos velhos por cabos mais seguros e novos que não estejam desgastados ou danificados de qualquer forma.

6 – Pequenas reparações

Há pequenas reparações que não custam muito dinheiro e que acrescentam muito valor à casa. Entre elas, estão a substituição de torneiras ou apliques antigos ou a reparação de buracos nas paredes.

Janelas que não abrem e fecham com facilidade, e interruptores partidos ou antigos são outros exemplos de pequenas reparações que, não custando uma fortuna, acrescentam muito valor.

7 – Espaço exterior

Se a tua casa tem um espaço exterior, seja um jardim ou um pátio, é conveniente dedicar algum tempo a cuidar dele.

Corta a relva, arranja o jardim e coloca um mobiliário simples de exterior. Se necessário, pinta a casa da parte de fora. É um investimento que trará o seu retorno.

*******

Estas são algumas sugestões de como podes aumentar o valor da casa, na hora da venda. Existem, naturalmente, mais sugestões úteis que te podemos dar para conseguires o melhor preço pela tua casa. Afinal de contas, esse é o nosso trabalho!

Se queres vender a tua casa, à procura de uma casa nova ou tiveres alguma questão relacionada com o imobiliário, podemos ajudar-te. Contacta-nos hoje mesmo!

Félix Consultores
www.felixconsultores.com

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Compare anúncios

Comparar