6 REGRAS DE OURO NA DECORAÇÃO DE INTERIORES

  • 2 anos atrás
  • 1

decoração de interiores transforma casas e vidas. É difícil estar bem-disposto, enérgico e criativo num ambiente caótico, desconfortável e com uma estética pouco cuidada. Há regras para conseguir criar um ambiente confortável, adequado ao seu gosto e há sua personalidade. Começamos pelas regras de ouro quando se trata de decoração e mais abaixo encontras algumas tendências e sugestões para decorar a tua casa.

 

Decoração de interiores: 6 regras de ouro

Contas, contas e mais contas

A falta de planeamento é a morte do artista, seja na decoração de interiores ou em qualquer outra área. Ora, como planear sem definir um valor para o projeto? Bom, planear até podes, mas a execução será mais difícil e a frustração inevitável. Por exemplo, se tens 2000€ disponíveis para decorar a tua casa, é melhor que procures inspiração, móveis ou acessórios em lojas um pouco mais em conta. Se não o fizeres, será difícil gerir as expectativas e vais acabar por gastar mais dinheiro do que a tua conta bancária permite.


Em primeiro lugar: planear

Ainda falta um pouco até chegar à decoração propriamente dita mas, prometemos, vale a pena a espera. Na fase de planeamento, deves definir quais as divisões a trabalhar, tirar medidas dos espaços, dos móveis, das portas e janelas, registar onde estão os pontos de luz e energia para, depois, começar a rabiscar. Não te preocupes se não tens especial talento para o desenho, o importante é ter uma visão geral do espaço. Agora, ação: numa folha, desenha a divisão em planta – se em escala, melhor -, começa a definir os espaços – área de lazer, refeição, descanso, leitura, televisão, etc. E não te esqueças das paredes.


Inspira-te nas casas dos outros

Agora é que isto começa a ficar divertido. Há alguns anos, se querias inspiração para decoração de interiores, das duas uma, ou visitavas lojas físicas ou compravas revistas da especialidade. Hoje, a inspiração está muito mais acessível, a um Pinterest ou Instagram de distância. O melhor de tudo é que nas duas plataformas podes criar tantos mood board quantos precisares, separando as imagens por divisão, estilo, período ou orçamento.


Respeito pela tua identidade

Por ti, pela tua família e pela casa. Todos os anos há novas tendências lançadas no mercado, será que todas se ajustam à decoração de interiores que queres na tua casa? Combinam com a tua personalidade? São adequadas ao espaço? Servem o propósito daquela divisão? Por exemplo, encontraste online a imagem de uma cozinha que incorpora um grande sofá no centro da divisão, fica incrível naquela casa mas será que é o ideal para a tua?


Calma, quero passar!

Os móveis, têxteis e objetos de decoração foram pensados para ajudar, melhorar o conforto de tua casa e dar um toque da tua personalidade em cada divisão. A ideia não é atrapalhar, por isso, evita encher as divisões com elementos desnecessários ou objetos muito grandes. Como em quase tudo na vida, na decoração de interiores, muitas vezes, menos é mais. Garante que tens uns espaço mínimo de circulação de 60 centímetros.


Pede ajuda a um profissional

Leste as nossas dicas mas continuas a achar que a decoração de interiores não é para ti? Ou talvez não tenhas tempo para te dedicar a este projeto? Vês tanta coisa bonita que te é difícil escolher um estilo ou os móveis que se adequam ao que pretendes? Em Portugal há excelentes especialistas em decoração, eis alguns dos nossos preferidos:

·         Ângela Pinheiro

·         Escorpião Interiores

·         Ana Rita Soares

·         Glória Roma

·         Ana Antunes

·         Piramidal

·         Spacemakers

·         Cristina Jorge de Carvalho

·         Everdecore

·         Fusion

·         Urban Obras

·         Moyo

Decoração de Interiores: inspiração para a tua casa

Seja com a ajuda de um profissional ou por mão própria, é boa ideia procurar inspiração para conseguires definir melhor o que queres para a decoração de interiores de tua casa. Há muitos estilos, um sem número de cores, materiais e texturas, muito por onde escolher, por isso, é importante procurar inspiração para saberes exatamente o que queres e o que não queres.

 

Cozinhas rústicas

Imagens via House & Home, All Sorts of, Taylor + Taylor

O estilo rústico, mas cheio de cor, chegou em força e é especialmente evidente nas cozinhas. Se a tua está a precisar de uma renovação, já sabes qual é o caminho que deves seguir.

Ao estilo dos anos 80

Imagens via Dmitry Tsyrencshikov/Studio11, Decora Ideias, Arch Digest

O estilo e formas dos anos 80 também estão de volta mas com um pouco mais de classe e bom gosto do que no século passado.

 

Mármore colorido

Imagens via The Zhush, Athena Calderone, Wall Sauce

2020 traz uma novidade colorida: mármore. É um clássico intemporal com um toque de diversão que este ano está por todo o lado, da decoração aos cartões de visita.

 

Arte antiga na parede

Imagens via Just look and be amazed, Pinterest, Etsy

Pode ser mesmo antiga, com décadas de vida ou, então, apenas uma imagem que parece antiga para decorar as paredes de qualquer divisão de tua casa.

 

Plantas em vasos orgânicos

Imagens via Jardim Lium, Honestly WTF, Living Room

Vasos enormes, feitos com materiais orgânicos e plantas ainda maiores lá dento, são uma das grandes tendências da decoração de interiores em 2020.

 

Vamos lá, mãos à obra!

Compare listings

Comparar