5 PRINCIPAIS ERROS A EVITAR NA COMPRA DE CASA

  • 12 meses atrás
  • 1

Se estás a pensar avançar para a compra de uma casa, antes de mais, parabéns! Essa é uma decisão corajosa e que vai exigir um grande esforço da tua parte. Mas é uma boa decisão. Investir numa casa própria é investir em ti e no teu futuro, encontrando um lugar para criar memórias para o resto da vida.

No entanto, antes mesmo de celebrar esta decisão, deves ponderar o caminho longo e trabalhoso que tens pela frente. É necessário iniciar uma série de processos, reunir uma data de informação e cumprir as exigências de várias fases que separam a decisão da concretização. Acima de tudo, deves saber o que evitar ao iniciar a louca viagem de uma compra de casa.

 

Quero comprar casa sem errar: os 5 erros a evitar

Não estabelecer um orçamento, passar rapidamente os olhos pelas condições gerais do empréstimo sem lhes dar a devida atenção e iniciar a visita a casas, sem antes ter a pré-aprovação do crédito habitação, são erros crassos na compra de uma casa. Para evitar surpresas desagradáveis, deves garantir que estás ciente dos 5 principais erros que se cometem neste processo – e evitá-los desde já.

Não ter a pré-aprovação do crédito à habitação

Apesar de surpreendentemente comum, este é um dos erros mais importantes a evitar. Partimos do pressuposto que, sem a obtenção de um crédito habitação, não há casa. Por isso, como avançar no processo se esta primeira etapa não está riscada da lista? Garante que este assunto é prioridade e que tens o financiamento assegurado antes de avançar para a compra de uma casa.

Assegura também que sabes o que é preciso para um crédito à habitação. Este é um processo trabalhoso por si só e deves ter isso em consideração antes mesmo de começar a planear a compra de um imóvel. Começa por ter a pré-aprovação do crédito e depois, sim, está na hora de iniciar a aventura das visitas, na busca pelo lar perfeito.

Não compreender todas as cláusulas do empréstimo

O mercado do crédito habitação pode ser uma selva. A oferta é variada e requer atenção ao detalhe na seleção das melhores condições, justas e à medida das tuas possibilidades, para a compra da tua casa. Ler apenas as letras gordas é um erro. As letras pequeninas estão lá para serem lidas e contêm informação a considerar, que pode ser determinante para a tua carteira.

Evita as condições temporárias, como ofertas de redução de valor por determinado tempo. Questiona-te: como ficam as contas depois? Consegues suportar o valor estipulado após esse desconto temporário? Garante que compreendes todos os pontos do empréstimo e, se necessário, consulta um especialista.

Não verificar as condições habitacionais do imóvel

A compra de casa própria é um compromisso tão sério que é um erro não prestar toda a atenção aos detalhes – das torneiras aos cantos do pavimento. Se achas que encontraste a tal, faz mais do que uma visita à casa, faz-te acompanhar de pessoas mais entendidas na área e/ou de familiares e amigos de confiança, e pede toda a documentação que julgares necessária. Não te deixes encantar facilmente, nem fiques com dúvidas.

Além disso, assegura que verificas a documentação do imóvel com máxima atenção. Queres ter a certeza que não há surpresas desagradáveis como a casa estar penhorada ao banco, ou o proprietário depender de terceiros para realizar a venda. É aqui que o apoio de uma Agência se torna crucial já que tem o cuidado de garantir que a documentação do imóvel está atualizada e em ordem para avançar com a compra de casa.

Ignorar gastos extra

Estás consciente do valor de uma escritura? Sabes quanto vais pagar de deduções e impostos? E qual será a quantia reservada para o condomínio e manutenção da casa? Comprar o imóvel é apenas assegurar o copo – mas falta considerar todas as gotinhas que o vão encher de água. Faz contas! Verifica todos os gastos extra que vais ter com este passo e garante que não se tornam incomportáveis.

Dica extra: evita fazer um empréstimo acima do que realmente precisas para a compra de casa. Fazer um crédito à habitação com valor elevado significa pagar mais, durante mais tempo. Ajusta o pedido de financiamento às tuas possibilidades. O esforço será grande; garante que será o estritamente necessário.

Visitar casas que não podes comprar

Este é um erro a evitar prontamente! Não há nada pior do que alimentar expetativas que não podem ser concretizadas. Se na pré-aprovação do crédito ficou estabelecida uma determinada quantia, então deves seguir-te por ela. No processo de compra de casa, visitar um imóvel que não podes comprar é correr o risco de te apaixonares sem seres correspondido – e ninguém quer um coração partido.

Ao escolher a casa, de acordo com as tuas possibilidades, assegura que também consideras o espaço envolvente. Tem bons acessos? Zonas comerciais próximas? Parques verdes ou espaços de lazer? Tudo isto conta na seleção de uma nova morada. Nunca é de mais lembrar que este compromisso de compra de casa é para a vida: a que escolheres deve encher todas as tuas medidas, em todos os seus aspetos.

Precisas de apoio na venda ou compra de casa?

A Félix Consultores mais de uma década de experiência no setor imobiliário e traça um percurso sólido de sucesso, baseado numa equipa de profissionais qualificados e que aposta em formação contínua para conseguir responder a todos os desafios que o mercado oferece.

Garante que gozas de um acompanhamento dedicado, desde o momento em que decides vender o imóvel até ver todo o processo concluído, sem sentir as dores do processo. Aqui encontraste a agência certa: na Félix Consultores a missão é garantir que tudo é feito com confiança e transparência, de uma forma eficaz e bem-sucedida.

Compare listings

Comparar