Vender casa vai ficar mais difícil. Nos últimos anos, impulsionado pelo aumento do turismo e as baixas taxas de juro, o mercado imobiliário tem estado em ascensão, no entanto, esta tendência não será para manter. Explicamos-te de seguida porque deves vender a tua casa já este ano.
Porque deves vender a tua casa em 2020?
A resposta mais simples? Porque agora é uma boa altura para vender casa. Algumas zonas do país já atingiram o seu pico de preço pelo que os valores estão a estabilizar. Quem lança uma casa para o mercado, quer fazer o melhor negócio possível, ter o máximo de rendimento, certo? Pois bem, estamos no ponto em que as margens começam a diminuir.
Os preços estão a diminuir
Depois de um período em que os preços estiveram sempre a subir, o mercado começou a arrefecer, com os valores dos imóveis a baixarem para preços mais ajustados ao mercado. São excelentes notícias para quem está à procura de casa mas nem tanto para quem deseja vender casa.
Os meios de comunicação noticiam que o Banco de Portugal “antecipa que o abrandamento da atividade económica, redução na procura de imóveis para alojamento local e aumento da oferta possam contribuir para a moderação do crescimento dos preços dos imóveis residenciais em 2019”.
Também o relatório de estabilidade financeira da entidade reguladora diz que “o abrandamento mais acentuado da atividade económica a nível global, decorrente em particular da materialização de eventos de tensão geopolítica, aumentos dos prémios de risco e eventuais alterações no quadro regulamentar nacional sobre o mercado imobiliário poderão vir a traduzir-se numa interrupção brusca do dinamismo do imobiliário e, consequentemente, num ajustamento em baixa dos preços.”
A recessão já dá sinais
Ainda que possam estar apenas visíveis para olhares mais atentos, o mercado imobiliário começa a dar sinais de recessão. A procura por casas tem vindo a diminuir, os prazos de venda estão progressivamente a aumentar e os preços da habitação em Portugal estão a desacelerar.
Eduardo Garcia e Costa, CEO da KW Portugal, explicou ao Jornal de Negócios que o ”mercado não está a vender menos, mas os preços deixaram de aumentar e a velocidade das vendas não é a mesma”.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, no primeiro trimestre de 2019, o número de habitações aumentou 7,6% em termos homólogos. É uma subida, no entanto, é a subida mais reduzida dos últimos 4 anos. A explosão do imobiliário parece ter atingido o seu pico e aproxima-se um período de estabilização.
Construção nova prejudica usados
Há construção nova a chegar ao mercado português, contudo, a maioria já está vendida. Estes novos imóveis trazem dinamismo ao mercado, no entanto, com o aumento da oferta há um abrandamento do crescimento do valor dos imóveis. Em simultâneo, estas novas entradas aumentam a fasquia para quem quer vender, ou seja, porque o comprador tem como comparação um imóvel novo, vai privilegiar a compra dos imóveis usados que apresentem melhor estado de conservação.
Como conseguir vender casa em 2020?
Qualquer um pode colocar uma casa no mercado mas conseguir um bom negócio é trabalho para profissionais. Se quem tem uma questão de saúde marca consulta com um médico e quem precisa de reparar um carro recorre um mecânico, quem deseja vender casa deve falar com um consultor imobiliário.
Os números não mentem: o tempo que o imóvel está no mercado trabalha contra ti. Ou seja, quanto mais tempo a tua casa estiver à venda, menores são as chances de conseguires um bom negócio. Nós sabemos como vender a tua casa em menos de 90 dias.
Qual a melhor imobiliária para vender casa?
A resposta não é simples porque depende do serviço e resultado que procuras. Há centenas de consultores imobiliários no mercado, uns associados a grandes grupos do mercado imobiliário, outros ligados a empresas mais pequenas, alguns seguem uma tradição familiar e há, ainda, aqueles que trabalham como independentes.
Como em quase tudo na vida, também aqui se aplica o provérbio “cada cabeça, sua sentença”. Há muitas formas de trabalhar, muitas metodologias e outras tantas regras, cabe-te a ti escolher aquela que melhor se adequa ao objetivo que procuras alcançar. Aqui é importante estar atento aos resultados, que é como quem diz, aos números.
A nossa equipa conta com 11 anos de experiência, 585 famílias confiaram na nossa equipa para tratar do seu processo de compra ou venda de casa, vendemos 85% do nosso catálogo de imóveis e a nossa margem de negociação é de apenas 3,4%. Em cada transação imobiliária, há muito a acautelar. No total, são 192 tarefas. É, o processo é complicado e burocrático.
Ao trabalhar com a Félix Consultores não precisas de te preocupar com nada. Nós tratamos de tudo. Contas com uma equipa focada, experiente e sorridente, treinada para te libertar de todas as preocupações. Fazemos diferente. Além da boa disposição, os nossos serviços incluem:
· Análise do mercado
· Preparação do imóvel para venda
· Gestão das visitas
· Gestão processual
· Apoio jurídico
· Negociação das propostas
· Reportagem fotográfica
· Divulgação dos imóveis:
· Feiras nacionais e internacionais
· Redes sociais
· +100 portais imobiliários
· Ações de rua