VENDER OU COMPRAR CASA: SOZINHO OU ACOMPANHADO?

  • 7 meses atrás
  • 1

Vender ou comprar casa é um processo que tem de ser pensado. É um desafio na vida das pessoas, um investimento de tempo e de dinheiro a longo prazo.

Deve ser uma decisão bem informada, para garantir um negócio seguro e eficaz. Recorrer a uma imobiliária pode ajudar bastante neste processo, de forma a poupar não só em recursos, como em tempo.

Neste artigo, vamos explicar algumas razões pelas quais deves fazer este processo com ajuda de um agente imobiliário, em vez de vender ou comprar casa sozinho.

Avaliação do imóvel

O preço do imóvel, quando colocado à venda pelo proprietário e não pelo consultor imobiliário, pode ser uma das grandes desvantagens.

Atribuir um valor ao lar não é tarefa fácil, pois para o proprietário esta pode ser uma venda emocional levando-o a cometer um erro na atribuição do preço por estar demasiado ligado emocionalmente à casa. Porque foi a casa onde nasceu, ou onde os filhos nasceram, entre muitas outras situações.

Se o vais fazer sozinho, o melhor é colocares-te na pele de um possível comprador e perceber quais sãos os concorrentes da tua propriedade, quais sãos os benefícios que oferecem em relação à tua e, se estes estão à venda há muito ou pouco tempo para tirar ilações se o mercado está a absorver ou não os preços pedidos.

A escolha do valor de um imóvel é um processo que requer um estudo de mercado e, normalmente, um consultor já tem conhecimentos sólidos e experiência sobre os valores médios de venda praticados de uma habitação, de acordo o tipo de imóvel e zona em que está inserido, sendo uma vantagem para quem recorre a alguém especializado para este processo.

Um processo de venda de casa sem acompanhamento, pode tornar-se lento, porque normalmente os proprietários não o dominam e, não sabem qual é o próximo passo, como também, não conseguem ter uma posição assertiva com o potencial interessado, estipulando um prazo de resposta e de assinatura do contrato de promessa, como acontece com consultores imobiliários profissionais, dilatando assim a conclusão do negócio e impedindo o proprietário de se comprometer com alguém posteriormente, porque sente-se na obrigação de esperar por uma resposta que não sabe qual será.

Divulgação do imóvel

Nos dias que correm, os canais online são cada vez mais fortes, e isso não foge à regra quando se trata da divulgação de um imóvel.

Existem cada vez mais plataformas de venda de imóveis, que dão maior visibilidade aos imóveis e, muitas vezes, tornam estes processos mais rápidos. Um dos erros mais comuns dos proprietários é inserir informações incorretas ou incompletas, e fotografias de qualidade fraca – ou nem sequer inseri-las -, o que acaba por não cativar a atenção de potenciais interessados.

Quando este processo é realizado por profissionais, além de o imóvel ficar disponível no site da rede imobiliária, vai também estar presente nas principais plataformas de venda de imóveis, que têm acordos com imobiliárias, acordos que privilegiam as angariações dessas imobiliárias e, que não estão acessíveis a particulares.

Para além dos portais, começa a existir um forte investimento dos consultores imobiliários nas várias redes sociais, permitido colocar anúncios patrocinados direcionados a um publico específico (idade, zona, grau de escolaridade, interesses, etc…), que faz com que a informação de venda desse imóvel chegue às pessoas certas e o torne mais rápido. 

Documentação

O processo de venda/compra é bastante burocrático, exigindo uma série de documentos regularizados, quer da habitação, como também dos proprietários e compradores. Nos dias de hoje, através da internet, é muito fácil saber qual a documentação necessária, mas caso haja algum documento em falta ou não regularizado, este processo pode tornar-se mais complexo, exigindo a contratação de outro tipo de profissionais para a regularização dos mesmos.

Quando existe a intervenção de uma agência, o consultor consegue facilmente apontar quais os documentos indispensáveis e analisar se está tudo regularizado – caso não esteja, tem o conhecimento necessário para conseguir examinar e sugerir medidas para a regularização, tornando o processo mais rápido, eficaz e económico.

Disponibilidade para visita do imóvel

Quando te “submetes”a fazer um processo de venda/compra de um imóvel, sabes que terás de realizar visitas ou proporcionar visitas aos potenciais interessados. É muito importante que haja disponibilidade para atender o telefone, contactar e agendar visitas, e isto não será tarefa fácil, pois terás de ajustar com a vida profissional e até mesmo pessoal.

Quando este processo é entregue a um profissional, o agente imobiliário que já tem um plano e uma equipa de atendimento, o que acaba por assegurar que não se perde nenhuma oportunidade de compra ou venda e que as pessoas que vão visitar a casa são efectivamente capazes de a comprar, porque reúnem as condições necessárias para o fazer, poupando tempo com visitas com curiosos.

Negociação e Argumentação

Este pode ser um dos pontos que menos está a favor do proprietário, quando a venda é feita sem recurso a uma imobiliária.

Quando um possível comprador está interessado e a negociação é feita com o proprietário, o negócio acaba por se centrar na baixa de preço e o comprador acaba por conseguir usar mais trunfos, como focar-se nos aspetos negativos que a habitação tenha e, assim, chegar ao ponto que pretende, enquanto o vendedor fica com menos argumentos para negociar, acabando por fechar um mau negócio.

Contrariamente, um consultor é especialista em argumentação, acaba por conseguir uma negociação mais objetiva e racional. Consegue contra-argumentar com maior eficácia e “jogar” com diferentes propostas, levando ao melhor negócio para ambas. A arte da negociação dita muito sobre um bom ou mau negócio!

Na Félix Consultores, temos profissionais qualificados para te ajudar a vender ou comprar casa, com estas e outras vantagens.

Na venda da tua propriedade garantimos:

  • análise às necessidades e expectativas
  • análise comparativa de mercado
  • preparamos o teu imóvel para venda
  • fotografias de alta qualidade ao teu imóvel
  • virtual tour 360º
  • divulgamos em vários portais nacionais, internacionais,
  • divulgamos nas redes sociais
  • qualificação e gestão de visitas;
  • apresentação de relatório mensal de actividade;
  • negociação de propostas;
  • apoio processual e jurídico; e, claro,
  • acompanhamento até à escritura.

No que diz respeito à compra de imóvel:

  • análise às necessidades e expectativas;
  • análise de viabilidade financeira
  • apresentação de propostas de várias instituições bancárias
  • pesquisa dos imóveis que cumprem os teus requisitos;
  • apoio processual e jurídico;
  • acompanhamento na avaliação do imóvel e,
  • acompanhamento na escritura e pós-Escritura.

Como tempo é dinheiro, ao recorrer a um profissional, podes poupar muito tempo e encontrar uma casa que dificilmente encontrarias sozinho, porque nós vamos procurar apenas casas que se enquadrem no seu perfil.

A Félix Consultores garante este acompanhamento desde o início até ao fim do processo!

Entra em contacto connosco e sabe como te podemos ajudar!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Compare listings

Comparar