7 FATORES QUE INFLUENCIAM O VALOR DO IMÓVEL…

  • 1 mês atrás
  • 1
Valor do Imóvel

Na hora de venderes a tua casa, é essencial saber, com a maior exatidão possível, qual o valor do imóvel.

Esta pode não ser uma tarefa fácil, uma vez que não existe muita informação disponível no mercado para a pessoa comum. Alguma dessa informação apenas está ao dispor dos agentes imobiliários (e nem sequer de todos).

E não basta comparar com os imóveis que estão à venda ou com os últimos que foram vendidos na zona porque, a verdade é que, todos os imóveis são diferentes e, por consequência, cada um tem o seu próprio valor.

Depois de feita esta primeira comparação, é necessário ajustar o valor do imóvel para refletir a presença, ausência e / ou qualidade de diversos fatores. 

Eis os 7 fatores mais importantes na valorização do imóvel:

1 – Localização

O primeiro fator é, sem dúvida a localização. Mediante o local onde está situado o imóvel, assim varia o seu preço de mercado. E o determinante aqui é o binómio Oferta e Procura. Em localizações mais procuradas e apetecíveis, o preço sobe. Inversamente, nos locais onde a procura é menor, os preços tendem a descer quando falamos de casas em tudo semelhantes.

2 – Área

Outro fator muito importante na determinação do valor do imóvel é a área do mesmo. O preço tende a subir em direta correlação com a área do imóvel (mantendo-se tudo o resto constante). Quanto mais metros quadrados de área útil e de área total, mais vale o imóvel, sendo que os primeiros são mais determinantes que os últimos.

3 – Número de Quartos / Divisões

Quanto maior o número de divisões, especialmente quartos, mais valor tem a casa. Aliás, um dos primeiros diferenciadores das casas é, precisamente, o número de quartos, representados pelo T (T1 para definir casas com um quarto, T2 para casas com dois quartos e por aí adiante). Quanto maior o número a seguir ao T, mais cara é a casa (sendo todos os restantes parâmetros semelhantes).

4 – Estado de Conservação

Uma casa nova tem maior valor de mercado que uma casa usada. Do mesmo modo, o valor de uma casa remodelada tenderá a ser superior ao valor de uma casa a necessitar de obras. O estado de conservação determina a necessidade de fazer obras e incorrer em custos adicionais, pelo que os compradores não estarão dispostos a pagar tanto por uma casa onde terão de investir para viverem confortavelmente. A qualidade dos acabamentos e da, eventual, remodelação também influenciam o preço final.

5 – Garagem

Hoje em dia, a maior parte das pessoas prefere ter uma casa (ou apartamento) com garagem onde possa estacionar e guardar o seu automóvel. Não só por uma questão de segurança mas também por conforto. Os imóveis que dispõem de garagem vendem-se por um valor superior.

6 – Espaço Exterior

Acentuado pela situação pandémica recente, o espaço exterior de uma casa é mais valorizado que nunca. Uma boa varanda, um terraço ou um jardim tornam as casas mais atrativas, o que faz disparar a sua procura por parte dos potenciais compradores. Esta preferência, acaba por fazer aumentar o valor do imóvel.

7 – Orientação Solar e Vista

Finalmente, um fator também cada vez mais valorizado e apreciado – a exposição solar. Quanto melhor a exposição solar, ou melhor, quanto mais sol a casa apanhar durante o dia, melhor. Mais valorizada é a casa. Isto faz com que, tipicamente, quanto mais alto é o andar num prédio, mais caro é o apartamento. Isto, em conjunto com a vista que o apartamento tem, tornam a casa mais ou menos atrativa (e valiosa). Acordar, olhar pela janela e ver o sol e o mar ou a serra tem valor e muitos compradores estão dispostos a pagar esse valor.

 

*******

Se estás à procura de vender casa e quiseres saber exatamente quanto é que ela vale neste mercado, podemos ajudar-te. Contacta-nos hoje mesmo!

Félix Consultores
www.felixconsultores.com

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Compare listings

Comparar