A propósito do regresso às aulas, está na hora de aproveitar para organizar o quarto das crianças! Se tens filhos, aproveita estas dicas para deixar tudo pronto e funcional para um regresso às rotinas diárias mais tranquilo.
1 – Define os espaços para cada atividade
O quarto é onde, para além de dormirem, as crianças brincam e estudam. Nesse sentido, é importante haver uma área bem definida para cada uma dessas atividades. O espaço onde dão asas à sua imaginação, se possível, não deve interferir com as áreas de estudo e de descanso.
2 – Previne a desarrumação
Um espaço organizado é tão importante para nós como para eles, por isso, um bom princípio para manter sempre tudo arrumado passa por prevenir a desarrumação.
Todos nós já fomos crianças e sabemos que, quando um brinquedo já não nos interessava, largávamo-lo onde estávamos e íamos buscar outro.
Porém, isto pode ser prevenido se houver um local específico onde arrumar esse brinquedo e se for incutido à criança que deve guardá-lo no respetivo lugar quando deixar de o utilizar.
(Às vezes, pode não ser fácil e temos de o repetir pacientemente vezes sem conta, mas, no fim, compensa o esforço).
Outra forma de prevenir a desarrumação passa por colocar os brinquedos favoritos à vista e ao alcance dos miúdos. Muitas vezes, é a procura que leva à desarrumação.
Uma solução simples pode passar por ter caixas transparentes, que simplificam muito a busca.
Se não tiveres caixas transparentes podes optar por caixas de diferentes cores que ajudem a categorizar o tipo de brinquedos. Por exemplo, ter uma caixa de uma cor para os peluches e uma de outra cor para os bonecos.
E por falar em cores…
3 – Utiliza diferentes cores
As cores facilitam na identificação visual quando estás a organizar o quarto das crianças. Isto aplica-se não só às caixas de arrumação, como falámos atrás, mas também à distribuição das próprias áreas.
Não é necessário teres um quarto com 3 cores… Mas podes aproveitar tanto as cores das paredes como as cores da própria mobília e dos adereços para separar melhor o sítio para brincarem e o sítio para estudarem.
4 – Aposta em mobília com arrumação
Existem várias peças de mobília que podem contribuir para organizar o quarto das crianças, mantendo-o arrumado e funcional.
Comecemos pela zona de estudo. Uma secretária com arrumação permite que tudo esteja no sítio certo na hora de estudar e garante que nada se perde.
Já as estantes, por exemplo, são uma excelente forma de ter os livros ordenados, de modo a que as crianças não percam tempo à procura do que pretendem. Isto permite que se foquem mais tempo no estudo.
Para o lugar da brincadeira, uma boa opção é colocar os brinquedos mais utilizados em móveis mais baixos, que devem estar acessíveis às crianças.
Por fim, as camas com gavetas revelam-se um grande aliado no que toca a arrumações, pois, são de fácil acesso e permitem guardar muita coisa como roupa, brinquedos, lençóis, etc.
5 – Filtra e destralha
Com o tempo, há roupa que deixa de ser vestida e brinquedos que deixam de ser usados. Tenta perceber quais são e faz uma seleção. Existem várias instituições para as quais podes doar aquilo que os teus pequenos já não utilizam.
Com certeza farás muitas crianças felizes e terás mais espaço livre para arrumar aquilo que precisares.
Estas são algumas dicas que podem ajudar a organizar o quarto das crianças e a tornar este regresso às aulas mais tranquilo.
*******
Entretanto, se queres vender a tua casa, estás à procura de uma casa nova ou tens alguma questão relacionada com o imobiliário, podemos ajudar-te. Contacta-nos hoje mesmo!
Félix Consultores
www.felixconsultores.com