"O homestaging era opcional. Hoje é uma necessidade quando vendemos um imóvel."
Bárbara Corcoran
O termo homestaging tem origem americana e significa em português encenação da casa. É uma técnica de marketing utilizada que tem como objetivo criar a conexão emocional do comprador com o imóvel através de uma boa primeira impressão. Afinal, não temos uma segunda oportunidade para causar uma boa impressão!
– ao comprador;
– ao consultor imobiliário;
– ao avaliador bancário;
Antes deste imóvel entrar para venda com a nossa Equipa, já tinha estado no mercado com outra imobiliária por 365 dias.
Considerando que o proprietário também era do ramo imobiliário – embora de outra cidade – assim que nos conheceu percebeu o que podemos acrescentar ao processo e confiou em nós. O apartamento entrou um pouco acima do valor de mercado e desde início, a hipótese do Home Staging foi abordada, ficando em cima da mesa para uma oportunidade futura.
Em 349 dias obtivemos os seguintes resultados:
Voltamos a abordar o Home Staging e desta vez não houve quaisquer dúvidas: “podem avançar” concluíram na conversa.
Por ser um apartamento com algumas características peculiares, a Marta analisou todas as possibilidades. Elaborou um plano, imaginando o que o comprador iria sentir e começamos a adquirir cada peça para que fosse, sem qualquer dúvida, um lar especial.
Assim que tínhamos o necessário para o projecto idealizado, começamos por montar cada armário – e um até ficou sem porta por uns dias (peripécias de um do-it-yourself). Sob a supervisão da Marta, com um olho atento e minucioso, fomos orientados para que cada detalhe do seu plano se realizasse.
Fizemos uma nova foto-reportagem e este apartamento entrou no mercado, novamente, pelo mesmo valor.
Em 31 dias foi reservado e nesse período de tempo recebeu:
Em 118 dias obteve os seguintes resultados:
Abordamos a proprietária em relação a este serviço que fornecemos, que rapidamente aceitou o desafio, permitindo-nos colocá-lo em prática.
A Marta analisou as medidas de cada divisão e elaborou um plano de homestaging específico para este apartamento – afinal, não existem duas casas iguais.
Imaginou o apartamento mobilado e o que cada potencial comprador valorizaria na casa – onde iria passar o tempo, a fazer o quê, o que iria sentir… Depois passou à fase número dois do plano: encontrar cada móvel e item decorativo que imaginou. Assim que reunimos tudo o que era necessário passamos à ação propriamente dita, arregaçamos as mangas e montamos cada peça, sempre sob análise minuciosa do olho da nossa homestager (Marta).
Processo criativo finalizado, foi feita uma nova foto-reportagem e o imóvel entrou no mercado, novamente, pelo mesmo valor inicial.
Em 27 dias foi reservado e nesse período de tempo recebeu:
Em 80 dias obteve os seguintes resultados:
Desde a primeira reunião que tinha sido abordada a possibilidade de utilizarmos o Home Staging.
O apartamento tinha sido renovado e apesar de já conter alguns elementos apelativos na decoração, estava muito “despido”.
Após algumas semanas sem resultados visíveis, arregaçamos as mangas e começamos a desenhar aquele que foi o nosso primeiro projecto.
Como a casa estava habitada e já continha alguns elementos, quisemos que fosse prática de preparar para as visitas, mas sobretudo apelativa e de fácil manutenção para a família que nela habitava.
A colaboração entre a Marta (homestager) e os proprietários do imóvel foi crucial para que fosse um sucesso!
No fim, ficou exatamente aquilo que os proprietários imaginaram para a sua casa e os resultados começaram logo a ser notórios.
Em 22 dias foi reservado e nesse período de tempo recebeu:
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