COMO COMPRAR E VENDER CASA EM SIMULTÂNEO?

  • 5 meses atrás
  • 1

Sabias que a maioria dos compradores de imóveis (60 a 75%) começa a procurar casa, quando ainda precisa de vender o imóvel atual?

Estas operações, de compra e venda, não têm necessariamente de ser feitas em tempos diferentes, elas podem coexistir!

Neste artigo, vamos explicar passo a passo como comprar e vender casa ao mesmo tempo, para que não percas uma oportunidade de negócio adequada às tuas necessidades.

Se preferires, podes também acompanhar o vídeo sobre este assunto, no nosso canal de YouTube:

O primeiro passo

A escolha do consultor imobiliário que te vai auxiliar na venda e compra do novo imóvel é o primeiro passo para que todo o processo seja mais simples e para que tenhas uma experiência positiva.

Esta é uma etapa que depende do cliente, enquanto as etapas seguintes dependem sobretudo do consultor e da experiência que tem com este tipo de transações – embora algumas ações tenham que variar ou ser ajustadas de acordo com as preferências do cliente.

😊 Felizmente, a escolha é simples e tem nome: Félix Consultores. Se já chegaste ao nosso blog, é um primeiro passo, mas tens aqui os nossos contactos para te prestarmos o apoio necessário desde já.

Estando escolhido o consultor que consideras que irá defender melhor os teus interesses, explicamos os passos seguintes que, na nossa equipa, recomendamos que sejam percorridos.

 

Análise de Necessidades

É uma fase decisiva. É preciso saber qual o real motivo da venda – porque se queremos mudar, por alguma razão será – para conseguirmos fazer um diagnóstico correto da tua situação atual. Será necessário saber:

  • Quem vai comprar?
  • Quantos elementos compõem o agregado familiar?
  • Há ou não estabilidade de emprego?
  • Têm ou não em curso responsabilidades financeiras? Qual o seu valor mensal? Prazo de término? E se há possibilidade de os liquidar antes da compra de casa nova?
  • Qual o valor que têm para dar de entrada na compra da nova casa?
  • Realizar o estudo de mercado do imóvel atual para perceber qual o valor real de venda e fazer os cálculos do que irá sobrar para reinvestir na nova casa;
  • Pedir simulações às várias instituições bancárias para perceber a viabilidade financeira, valor da prestação mensal correspondente e qual oferece as melhores condições;
  • Calcular os custos de escritura da nova casa (despesas do banco, impostos, escritura de compra e venda, registos de aquisição e hipoteca, etc…);
  • Perceber se haverá lugar a pagamento de mais valias;
  • Perceber se ainda poderão usufruir da isenção de IMI na compra da nova casa;
  • Entre outros.

Parece muita burocracia, mas nós simplificamos o processo. E, como dissemos, é uma fase decisiva que irá facilitar as etapas seguintes.

Também é preciso saber quanto tempo esta operação poderá durar ou, qual será o prazo ideal para mudar de casa, para podermos alinhar a venda do imóvel e a busca de novas habitações no mercado que enquadrem nas tuas novas necessidades.

 

Análise de Necessidades: Compra

Depois de percebermos os valores viáveis para a compra da nova casa, partimos, então, para a conversa sobre o que procuras no teu novo imóvel, que não tinhas no anterior:

Mais quartos?

Proximidade à escola dos filhos?

Proximidade à família?

Mais área exterior?

Alinhando essa informação com o teu consultor, receberás as propostas mais relevantes disponíveis em todo o mercado e, será mais fácil encontrar o imóvel ideal.

 

Estratégia de Divulgação para Venda

Enquanto procuramos a casa ideal, temos que em simultâneo preparar o plano de marketing para a venda do teu imóvel.

Estando já definido o preço mais ajustado do imóvel atual na fase da análise das necessidades (o mais alto e vendável possível), este localizar-se no intervalo de valores correto é fundamental para despertar o interesse dos verdadeiros compradores, que aliado ao marketing fará a diferença em termos de margem de negociação e tempo de venda.

Estando a comercialização do teu imóvel à responsabilidade da nossa equipa, irás usufruir de:

  • Fotografia Profissional
  • Imagens 360º (visitas virtuais)
  • Realização e Edição de Vídeo de apresentação do imóvel
  • Presença de anúncios e vídeo nas redes sociais
  • Presença de anúncios nos principais sites / portais nacionais e internacionais,
  • Envio de newsletters para a nossa base de dados
  • Envio de newsletters para os consultores da nossa rede, REMAX e, para agentes imobiliários de outras redes e agências tradicionais
  • Mantemos, também, alguns meios offline, como placa de venda, desenvolvimento de flyers e anúncios em revistas locais e nacionais
  • Realização de Open House, atualmente em imóveis devolutos, tendo em conta a situação pandémica atual.

Tudo para garantir a maior divulgação possível para encontrar o comprador mais motivado para pagar o valor justo de mercado.

 

Preparação do Imóvel para Venda

Após definido o plano de marketing mais adequado ao teu imóvel, é necessário prepará-lo para receber os potenciais interessados.

Existem pequenos pormenores que podem funcionar como ‘desbloqueadores de negócios’ na hora de vender a tua casa:

– Despersonalizar o imóvel: guarde itens pessoais, como fotografias de família, ou decorações chamativas/personalizadas;

– Realizar pequenos arranjos: pintar paredes de branco, preencher furos de pregos com gesso, retirar mobília em excesso, e outros pormenores que possam inibir interessados em lançar uma proposta de compra. Estes pequenos apontamentos / arranjos podem aumentar drasticamente o valor e rapidez da venda do teu imóvel;

– Limpar profundamente: o imóvel deve estar impecável e cheiroso para visitas. O interessado deve poder experienciar tudo e, imaginar-se a viver ali naquele preciso momento.

– Abrir janelas e ligar TODAS as luzes antes das visitas. Se reparares as montras mais apelativas são aquelas em que há mais luz, a tua casa não é diferente;

Depois, um fotógrafo profissional vai tirar fotos para servirem de cartão de visita para o teu imóvel!

 

Interessados qualificados

Todas as pessoas terão que passar pelo mesmo processo acima identificado: análise de necessidades, onde são escrutinadas as informações mais relevantes para confirmar se há ou não capacidade financeira para adquirir este imóvel, mais importante, se estão com um timing alinhado com o teu, para realizar a compra.

 

Marcação das Visitas de Venda

Com os clientes aptos e qualificados para a compra, separamos dois dias na semana para visitas. Nestes dias, é importante ter tudo arrumado e limpo, para cativar o comprador, receber propostas e fechar esta etapa!

Assim, podemos passar para a próxima fase.

 

Triagem do Mercado

Vamos às compras! Aqui, ‘vasculhamos’ o mercado, em busca de imóveis que se encaixem nas tuas necessidades e orçamento, realizando um processo de eliminação, para te oferecer apenas as melhores opções, que irá permitir poupares tempo.

 

Marcação das Visitas de Compra / Negociação

Agora, é a tua vez de visitar imóveis, procurar aquele que mais se encaixa nas tuas necessidades. Ao fazer a escolha, vamos fazer uma proposta e começar a negociação. Nesta fase temos que alinhar as expectativas de compradores e vendedores e a forma como se apresentam as informações fazem toda a diferença na fase de fecho do negócio.

 

CPCV

Quando a negociação terminar, será assinado um CPCV (Contrato de Promessa de Compra e Venda), que estabelece um acordo para a compra e serve como garantia até à celebração do contrato definitivo: a escritura.

Tem que haver particular atenção nesta fase, para se conseguir conciliar as datas da venda da casa atual e da compra da nova casa. Assim, deve-se salvaguardar que a data máxima deste contrato não ultrapasse a data da venda, para se realizar a transição de uma casa para outra com a máxima tranquilidade.

 

Avaliação

Nesta fase, já teremos o financiamento pré-aprovado no Banco que apresentou as melhores condições financeiras e, mal seja assinado o CPCV, dá-se sinal verde para avançar com o agendamento da avaliação do imóvel. Um elemento da nossa Equipa acompanha a avaliação e passa a máxima informação possível ao avaliador para que o resultado da avaliação não seja um problema na viabilidade do financiamento.

Após a avaliação da casa, podemos ir para último passo.

 

Assinar a escritura

Aqui, as preocupações já passaram: com a escritura assinada, podes realizar a mudança e usufruir da tua casa nova e tudo que ela tem para te oferecer!

 

Como vês, embora seja um processo com vários passos, a compra e venda de imóveis não têm que ser um processo moroso, complexo ou em separado. Tudo isto pode ser resolvido rapidamente e em simultâneo. É essencial começar bem desde o início, tendo o apoio e acompanhamento de consultores especialistas – com a Félix Consultores, isso é garantido!

Começa hoje mesmo. Entra em contacto connosco e faz a compra e venda do teu imóvel em simultâneo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Compare listings

Comparar