6 COISAS QUE TENS DE SABER ANTES DE COMPRAR CASA

  • 1 ano atrás
  • 1

Comprar casa não é algo que se faça amiúde, por isso, o nosso primeiro conselho é simples: investe numa solução a longo prazo, considerando, por exemplo, se queres constituir família. O mercado imobiliário tem algumas flutuações, para não ficares com uma casa que, em pouco tempo, não te serve, deves lembrar-te que o que hoje é fácil de vender, amanhã pode não ser. Estas 6 dicas podem ajudar a fazer uma melhor escolha.

 

Comprar casa: 6 dicas para uma boa compra

Qualidade, obras e luz

Não é preciso dizer que, se vais comprar casa, tens de ter atenção à qualidade da construção do interior e exterior do edifício, certo? Vê bem o estado de conservação da fachada, se há fissuras, sinais claros de humidade, falta de azulejos, estado de conservação dos materiais, especialmente, dos armários da cozinha e do quarto de banho. Se é uma casa usada, será que vai precisar de muitas pinturas ou obras? Se estas questões não são a tua especialidade, leva um profissional contigo ou aquele teu tio que é muito picuinhas.

Ah! E tem atenção à exposição solar: virada a norte é, sem dúvida, mais fresca no verão mas também tem muitos custos para aquecer no inverno e é propícia a problemas de humidade. Se for voltada a nascente, só tem sol de manhã, o que pode ser mesmo o que precisas para começar o dia com a melhor disposição. E, se não vives sem sol e calor, as casas com mais exposição solar são as voltadas a sul e a poente.

 

Tens de fazer contas

Parece evidente, no entanto, a prática diária mostra-nos que nem todos fazem bem as contas. Uma coisa é a casa dos seus sonhos, outra é aquela que cabe no teu orçamento. Não te esqueças que ao comprar casa não estás apenas a somar ao teu orçamento mensal o valor do empréstimo.

Há outras despesas, como o pagamento da água, energia, gás, televisão e internet, seguros, Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), além de todos os custos com a alimentação, saúde, roupa, calçado, educação, bem-estar e entretenimento.

É fundamental determinar, considerando as tuas despesas mensais – atuais e futuras -, qual o valor da casa que podes comprar. Isto é importante para garantir que consegues cumprir com todas as tuas obrigações, mas, também, para não te colocares na tua whishlist casas que não podes pagar, o que pode ser muito frustrante.

 

O sítio importa muito

A localização é importante por causa da tua rotina familiar e do teu bem-estar mental. Tens carro ou preferes transportes públicos? Como é a oferta de transportes? A que distância estás das principais vias de acesso? Na viagem de casa para o trabalho, vais passar quanto tempo no trânsito?

Tens escolas, creches ou infantários por perto? E ginásio, supermercados, bancos, cabeleireiro, hospital e outros serviços? Há padarias ao redor? Ter de pegar no carro sempre que precisares de comprar pão, leite, fruta ou levantar dinheiro, pode não ser o que queres para a tua vida.

E qual é o preço da água, do IMI e dos transportes no município que escolheste para viver? E a vizinhança é boa e recomenda-se? Ou o que precisas é de viver em quase isolamento, num local longe de grandes rebuliços, silencioso e em comunhão com a natureza? Há muito a ponderar.

 

Documentos, plantas e outros papéis

Encontraste a moradiaterreno ou apartamento dos teus sonhos? Parabéns! Agora há outras questões para avaliar. Começa por confirmar que quem te está a vender a casa o pode fazer (não é novidade que há gente mal intencionada em todo o lado). Depois, verifica se há arrendamento, usufruto, penhoras, arrestos ou hipotecas.

É importante ter acesso às plantas para confirmar, junto da Câmara Municipal, se o imóvel está legalizado, se tem licença de habitabilidade ou se há áreas construídas sem autorização, como anexos, garagem ou piscina. Estas construções ilegais podem acarretar custos extra de licenciamento ou implicar, na pior das hipóteses, a demolição dessas construções.

E, claro, se vais comprar casa, não podes esquecer o certificado energético do imóvel porque é obrigatório e um bom indicador dos custos que vais ter com o aquecimento da tua casa nova.

 

Ónus do imóvel

Na hora de comprar casa, é crucial averiguar se o imóvel não tem qualquer ónus, ou seja,  encargo ou uma obrigação financeira, fiscal ou de propriedade. Já os referimos ao de leve no ponto anterior mas vale a pena detalhar cada um.

Como dissemos, é necessário confirmar se há herdeiros, contratos de arrendamento ou de usufruto. Estas informações e outras questões relacionadas com o imóvel podem ser verificadas na Certidão de Teor, que deves pedir na Conservatória do Registo Predial. Confirma, também, se há penhoras ou hipoteca – deves ter especial cuidado com esta questão para não assumires, com a compra, uma dívida que não te pertence.

Na repartição de Finanças da área do imóvel, deves assegurar que todos os impostos estão em dia, nomeadamente, o Imposto Municipal sobre Imóveis. Por fim, verifica se há dívidas ao condomínio já que, ainda que, por lei, estas sejam um encargo do proprietário anterior, podem trazer-te muitos aborrecimentos.

 

Deves confiar num consultor imobiliário

Se queres vender rapidamente o teu apartamento, comprar a casa que cumpre os teus sonhos, respeitar o orçamento que definiste e não te afundares em burocracia, deves confiar este processo a um consultor imobiliário. O desafio é encontrar a equipa certa.

Escolher um consultor imobiliário experiente, competente e com provas dados no mercado é garantia de sucesso na hora de vender ou comprar a tua próxima casa. Num mercado tão exigente e dinâmico, a experiência bem como as competências técnicas e pessoais, fazem a diferença.

A diferença da Félix Consultores está patente nos nossos números: vendemos 85% da nossa carteira de imóveis, com uma margem de negociação média de apenas 3,4%, num prazo que ronda os 90 dias. Em 10 anos de mercado imobiliário, são já mais de 500 famílias felizes. A tua é a próxima. Queres comprar casa? Fala hoje connosco.

Compare listings

Comparar